Nossa equipe

Iván Carrillo

Iván Carrillo

Editor general

@carrillazo

Iván Carrillo (CDMX, 1970). Jornalista, editora e apresentadora de TV especializada em ciência, saúde e meio ambiente. Ele é co-fundador e co-diretor de Historias sin Fronteras e En Común (Podcast). Ele é membro da geração 2016-17 do MIT Knight Science Journalism Fellowship e faz parte da comunidade global de exploradores da National Geographic Society. É editor geral da plataforma Tec Review especializada em ciência, inovação e empreendedorismo e é dono do Boletim Ibero-Americano Científico e Cultural (NCC) que é veiculado em 20 países e em três idiomas. Ele lançou recentemente o programa Aquatic Atlas no YouTube dedicado à conservação dos oceanos. Tem colaborado com os mais importantes meios de comunicação nacionais e suas reportagens na Natgeo (LA) e Newsweek en Español foram reconhecidas com os prêmios de maior destaque no México.

Iván Carrillo

Lynne Walker

InquireFirst

@InquireFirst

S. Lynne Walker é presidente e diretora executiva da InquireFirst e cofundadora de Historias sin Fronteras, criada em 2019 para providenciar subsídios a projetos jornalísticos focados em ciência, saúde e meio ambiente na América Latina.

Lynne é finalista do Prêmio Pulitzer e passou grande parte da sua carreira trabalhando no México, onde atuou como Chefe do Escritório da Cidade do México de 1992 a 2008 para Copley News Service, com sede em San Diego, Califórnia.

Sua série de quatro partes sobre uma pequena cidade de Illinois transformada pela imigração, "Beardstown: Reflexo de uma América em mutação", foi finalista do Prêmio Pulitzer 2004 em Reportagens Nacionais. Recebeu o Prêmio Maria Moors Cabot da Universidade de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade de Columbia (Nova York) em 2005 por sua excelente cobertura da América Latina.

Como diretora executiva da InquireFirst, fundada por ela em 2016, Lynne continua viajando para a América Latina para trabalhar com colegas buscando novas formas de produzir relatórios detalhados sobre ciência, saúde e meio ambiente e fazer reportagens investigativas. Ministrou workshops de jornalismo em espanhol no México, na Guatemala, em Honduras, na Nicarágua, na Costa Rica, na Colômbia, no Paraguai, na Bolívia, na Argentina e no Equador.

Lynne também lançou Bajo la Lupa, um programa de subsídios para apoiar o jornalismo investigativo na América Latina e é cofundadora de En Común: Conocimiento en Voz Viva, um programa informativo de rádio em espanhol sobre ciência, saúde e meio ambiente voltado às áreas rurais e ao público indígena no México.





María Laura Chang

María Laura Chang

Jornalista independente em Buenos Aires, especialista em temas como saúde e direitos humanos. Foi vencedora do One World Media Award 2021 pelo especial colaborativo “Violentadas em Quarentena”. Anteriormente, foi duas vezes finalista do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo Ibero-americano (2016 e 2018) e pré-jurada do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde em 2017. Foi vencedora da Bolsa da Fundação-Oxfam Gabo de Jornalismo de Migrações 2019. Tem colaborado com veículos de comunicação internacionais como The New York Times, em espanhol, The Washington Post, RedAcción, Salud con Lupa, Ojo Público e Distintas Latitudes; e na mídia venezuelana como La vida de nos, Revista Clímax, Prodavinci, Venezuela Migrante e Armando Info. É co-autora de "Dias Selvagens.15 histórias reais para entender o colapso da Venezuela" (Punto Cero, 2019). Fez parte da equipe fundadora do meio de comunicação venezuelano Efecto Cocuyo, cobrindo saúde e outras áreas. Graduou-se em Comunicação Social na Universidade Central da Venezuela e está trabalhando na tese de Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Sociais da Universidade de San Martín. Atualmente faz parte da equipe global das Chicas Poderosas.



Johanna Osorio Herrera

Johanna Osorio Herrera

Jornalista investigativo, com interesse em temas ligados aos Direitos Humanos. Coordenou projetos como “A Geração da Fome”, vencedor do prêmio Ortega y Gasset 2019, na categoria cobertura multimídia; “Fraude Vertical”, merecedor do segundo lugar do Prêmio Ipys Venezuela 2020. Foi finalista do Prêmio Gabo 2018 na categoria texto pela série: “São presos políticos, nós também”, e foi indicada novamente em 2019 pela série “Vozes do JM”, em ambas como parte da equipe de La vida de Nos. É integrante da equipe vencedora do Prêmio de Excelência Jornalística 2017 da Sociedade Interamericana de Imprensa, na categoria cobertura noticiosa pela série de reportagens "Morrer uma, duas e três vezes de fome”; e recebeu Menção Especial do mesmo prêmio em 2019 na categoria Direitos Humanos pela participação na série de podcasts "Vozes do Desamparo”. Recebeu menção especial dos prêmios Ortega y Gasset 2021 pela participação no projeto “Os Confinados”, de La vida de Nos. É integrante da Rede Latinoamericana de Jovens Jornalistas, de Distintas Latitudes e membro distinto do Connectas Hub.



Héctor Villa León

Héctor Villa León

Jornalista venezuelano, graduado pela Universidade Católica Cecilio Acosta (Maracaibo, 2013), pós-graduado em Marketing Político pela Universidade Arturo Michelena (2014) e em Direitos Humanos pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (2020). Desde 2020 colabora como jornalista para o portal Venezuela Migrante, contando histórias de migração, direitos humanos e abordagem de gênero. É autor da reportagem “Assim como chegamos, partimos”, que narra a travessia de uma família que migrou do Peru para a Venezuela no meio da pandemia. É também cofundador do projeto jornalístico “Cápsula Migrante”, para oferecer informação de serviços à comunidade migrante residente no Peru. Recebeu uma bolsa do Facebook Journalism Project para cursar o programa Criador de Jornalismo Empreendedor da Faculdade de Pós-Graduação em Jornalismo Craig Newmark da Universidade de Nova York.





  • CRÉDITOS

  • JESSICA X. VALENZUELA
    Tradução para o inglês
  • JERUSA RODRIGUEZ
    Tradução portuguesa
  • FERMÍN GARCÍA-FABILA
    Infográficos
  • MIGUEL ÁNGEL GARNICA
    Desenho web