Nossa equipe

Iván Carrillo

Iván Carrillo

Editor general

@carrillazo

Iván Carrillo (CDMX, 1970). Jornalista, editora e apresentadora de TV especializada em ciência, saúde e meio ambiente. Ele é co-fundador e co-diretor de Historias sin Fronteras e En Común (Podcast). Ele é membro da geração 2016-17 do MIT Knight Science Journalism Fellowship e faz parte da comunidade global de exploradores da National Geographic Society. É editor geral da plataforma Tec Review especializada em ciência, inovação e empreendedorismo e é dono do Boletim Ibero-Americano Científico e Cultural (NCC) que é veiculado em 20 países e em três idiomas. Ele lançou recentemente o programa Aquatic Atlas no YouTube dedicado à conservação dos oceanos. Tem colaborado com os mais importantes meios de comunicação nacionais e suas reportagens na Natgeo (LA) e Newsweek en Español foram reconhecidas com os prêmios de maior destaque no México.

Iván Carrillo

Lynne Walker

InquireFirst

@InquireFirst

S. Lynne Walker é presidente e diretora executiva da InquireFirst e cofundadora de Historias sin Fronteras, criada em 2019 para providenciar subsídios a projetos jornalísticos focados em ciência, saúde e meio ambiente na América Latina.

Lynne é finalista do Prêmio Pulitzer e passou grande parte da sua carreira trabalhando no México, onde atuou como Chefe do Escritório da Cidade do México de 1992 a 2008 para Copley News Service, com sede em San Diego, Califórnia.

Sua série de quatro partes sobre uma pequena cidade de Illinois transformada pela imigração, "Beardstown: Reflexo de uma América em mutação", foi finalista do Prêmio Pulitzer 2004 em Reportagens Nacionais. Recebeu o Prêmio Maria Moors Cabot da Universidade de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade de Columbia (Nova York) em 2005 por sua excelente cobertura da América Latina.

Como diretora executiva da InquireFirst, fundada por ela em 2016, Lynne continua viajando para a América Latina para trabalhar com colegas buscando novas formas de produzir relatórios detalhados sobre ciência, saúde e meio ambiente e fazer reportagens investigativas. Ministrou workshops de jornalismo em espanhol no México, na Guatemala, em Honduras, na Nicarágua, na Costa Rica, na Colômbia, no Paraguai, na Bolívia, na Argentina e no Equador.

Lynne também lançou Bajo la Lupa, um programa de subsídios para apoiar o jornalismo investigativo na América Latina e é cofundadora de En Común: Conocimiento en Voz Viva, um programa informativo de rádio em espanhol sobre ciência, saúde e meio ambiente voltado às áreas rurais e ao público indígena no México.


Jorge Rodríguez

Jorge Rodríguez

Jorge Rodríguez é jornalista ambiental e em 2015 fundou a mídia digital RevistaViatori.com com foco em meio ambiente, desenvolvimento sustentável, comunidades indígenas, pesquisa e ciência. Jorge está atualmente trabalhando em uma campanha de conscientização sobre a importância do Programa de Conservação da Tartaruga Marinha na Guatemala.

Richard Carbajal

Richard Carbajal

Richard Carbajal, jornalista de profissão, nasceu em Tegucigalpa, Honduras. Estudou na Universidade Nacional Autónoma de Honduras e obteve diploma de bacharel em Jornalismo.

Seu início em comunicação se deu no Diario Tiempo e atualmente é cofundador do jornal digital Primicia Honduras, assumindo diferentes papéis na estrutura e com visão empreendedora. Também trabalhou em organizações da sociedade civil com o objetivo de criar conexões e, com o seu trabalho, incentivar os mais vulneráveis e dar sentido ao mundo.

Ao longo dos anos, foi moldando seu perfil como analista por meio de várias viagens, oferecendo sua perspectiva e opinião sobre a realidade nacional em Honduras.

Misael Colindres

Misael Colindres

Misael Colindres, jornalista hondurenho, é formado na Universidade Nacional Autónoma de Honduras (UNAH). Nasceu em Tegucigalpa e é cofundador do jornal digital Primicia Honduras.

Realizou trabalhos de investigação, crônicas, reportagens e notícias em defesa dos grupos vulneráveis como mulheres, comunidade LGTB, meninos e meninas, assim como a judicialização e a impunidade desses casos.

Trabalhou na Maya TV, Diario Tiempo e Diario La Tribuna, entre outros meios de comunicação hondurenhos, onde investigou casos de corrupção. Também fez trabalhos e assessoria de comunicação de crise para o Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE) e para a Secretaria de Defesa Nacional (SEDENA) de Honduras.


Carlos Duarte

Carlos Duarte

Fotógrafo

Guatemala, fevereiro de 1982. Jornalista e Fotógrafo, com estudos em jornalismo e comunicação na Universidade de San Carlos de Guatemala (USAC) e na Universidade Galileo, na Cidade da Guatemala.

Possui 16 anos de experiência em produção e edição de fotografia e vídeo profissional para meios de comunicação locais e internacionais, como jornais, revistas, canais de televisão e páginas web multimídia. Seu trabalho pode ser encontrado em publicações como National Geographic, Slate Magazine, British Broadcasting Corporation (BBC), Ruptly, China Global Television Network (CGTN), Reuters e EFE.

Tem se dedicado a documentar todos os aspectos da vida em seu país, sob uma perspectiva humana e social, com uma abordagem de denúncia e tentando plasmar uma estética elegante em suas imagens. Seu trabalho lhe rendeu um prêmio nacional de jornalismo, um prêmio local de fotografia profissional e um prêmio internacional de fotografia profissional da América Central.

Atualmente, além de ser Jornalista e Fotógrafo independente, co-administra o veículo de comunicação Revista Viatori, dedicado ao jornalismo de soluções com temas como biodiversidade, meio ambiente, sustentabilidade e comunidades nativas.

Carlos Palma

Carlos Palma

Fotógrafo

Carlos Palma nasce em Tegucigalpa no ano de 1981. Aos 22 anos descobre a fotografia graças ao professor Arturo Sosa, que compartilha suas primeiras lições sobre a arte da imagem fixa na Universidade Tecnológica Centro-Americana (UNITEC). Em 2006 participa como fotógrafo da exposição coletiva “Caleidoscópio”, iniciando como artista no campo da fotografia.

Mas apenas anos mais tarde as portas se abrem para ele em uma famosa agência de publicidade para fazer fotografia publicitária. Dessa forma recebe vários prêmios de reconhecimento latino-americano por seu trabalho como fotógrafo em campanhas publicitárias, entre eles 3 Jades de Ouro de melhor fotografia. Em seguida decide fazer um Mestrado em Fotografia Digital. Construindo depois a Revolver Image. Uma produtora de fotografia.

Em 2013, na organização do Festival de Cinema Ícaro, produz e participa como fotógrafo da exposição “Cinema Zero” com a série “Esboço da mancha”, uma proposta fotográfica que rompe com o tradicional, com uma inspiração pessoal e um estilo claramente marcado pela cultura publicitária. A partir daí realizou várias exposições fotográficas em teatros, centros comerciais e galerias.

Dias depois é convidado para fazer parte do júri do 2.º Concurso de fotografia digital "Descubra uma locação para cinema" em Santo Domingo, na República Dominicana. Também foi convidado para ser júri do concurso nacional Zambos Gram, durante 4 anos.

Deu aulas de Fotografia 1 e Fotografia Comercial na Unitec. Mais tarde estabeleceu um programa de graduação em fotografia na Unitec. Atualmente, continua tirando fotos publicitárias para várias marcas e campanhas sociais.

Lalo de Almeida

Dony Stewart

Fotógrafo

Jornalista guatemalteco com vasta experiência é originário de Izabal, departamento localizado no nordeste caribenho da Guatemala. Atualmente colabora como correspondente da região do Caribe do país centro-americano para os meios de comunicação locais, para o jornal de livre circulação, Prensa Libre, e para o canal a cabo Guatevisión. Também colabora com mídias internacionais, pois seu talento e habilidade incluem desde fotografia e vídeo até redação e apresentação diante das câmeras.


TRADUÇÃO:

Jessica X. Valenzuela / Tradução para o inglês

Jerusa Rodrigues / Tradução para o português

INFOGRÁFICOS:

Fermín García-Fabila

DESENHO WEB:

Miguel Ángel Garnica