Iván Carrillo (CDMX, 1970). Jornalista, editor e apresentador de TV, especializado em ciência, saúde e meio ambiente. Ele é co-fundador e co-diretor de Historias sin Fronteras e En Común (Podcast). Ele é membro da geração 2016-17 do MIT Knight Science Journalism Fellowship e faz parte da comunidade global de exploradores da National Geographic Society. É editor geral da plataforma Tec Review especializada em ciência, inovação e empreendedorismo e é dono do Boletim Ibero-Americano Científico e Cultural (NCC) que é veiculado em 20 países e em três idiomas. Ele lançou recentemente o programa Aquatic Atlas no YouTube dedicado à conservação dos oceanos. Tem colaborado com os mais importantes meios de comunicação nacionais e suas reportagens na Natgeo (LA) e Newsweek en Español foram reconhecidas com os prêmios de maior destaque no México.
S. Lynne Walker é presidente e diretora executiva da InquireFirst e cofundadora de Historias sin Fronteras, criada em 2019 para providenciar subsídios a projetos jornalísticos focados em ciência, saúde e meio ambiente na América Latina.
Lynne é finalista do Prêmio Pulitzer e passou grande parte da sua carreira trabalhando no México, onde atuou como Chefe do Escritório da Cidade do México de 1992 a 2008 para Copley News Service, com sede em San Diego, Califórnia.
Sua série de quatro partes sobre uma pequena cidade de Illinois transformada pela imigração, "Beardstown: Reflexo de uma América em mutação", foi finalista do Prêmio Pulitzer 2004 em Reportagens Nacionais. Recebeu o Prêmio Maria Moors Cabot da Universidade de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade de Columbia (Nova York) em 2005 por sua excelente cobertura da América Latina.
Como diretora executiva da InquireFirst, fundada por ela em 2016, Lynne continua viajando para a América Latina para trabalhar com colegas buscando novas formas de produzir relatórios detalhados sobre ciência, saúde e meio ambiente e fazer reportagens investigativas. Ministrou workshops de jornalismo em espanhol no México, na Guatemala, em Honduras, na Nicarágua, na Costa Rica, na Colômbia, no Paraguai, na Bolívia, na Argentina e no Equador.
Lynne também lançou Bajo la Lupa, um programa de subsídios para apoiar o jornalismo investigativo na América Latina e é cofundadora de En Común: Conocimiento en Voz Viva, um programa informativo de rádio em espanhol sobre ciência, saúde e meio ambiente voltado às áreas rurais e ao público indígena no México.
Jornalista brasileira, especialista em Direitos Humanos (2013) e mestre em Indústrias Criativas (2019). É editora e coordenadora de projeto em Énois Laboratório de Jornalismo e pesquisadora na Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Trabalhou como repórter do Diário de Pernambuco durante dez anos, onde se especializou na cobertura de temas como desenvolvimento urbano, direitos humanos e saúde. É colaboradora da agência de jornalismo independente Retruco, dos portais TAB Uol e Lunetas. Publicou em The Intercept Brasil, Agência Pública, El País Brasil e Vice News.
Com trabalhos reconhecidos em mais de 40 prêmios locais, nacionais e internacionais, foi duas vezes vencedora do prêmio Cristina Tavares e finalista da 2ª, 5ª e 9ª edições do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde. Foi a jornalista mais premiada do Nordeste do Brasil em 2018 e 2019. Além disso, ganhou o Desafio de Inovação de Google News Initiative na América Latina, com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), e selecionada pelo Fundo para pesquisas e novas narrativas sobre drogas, organizado pela Fundação Gabo e pela Open Society Foundations.
É ex-bolsista de Cosecha Roja, da Women's Media Foundation (IWMF) e Knight Lupa. Também é reconhecida como Jornalista Amiga das Crianças pela Andi Comunicação e Direitos e integrante da 3ª Geração da Red de Jóvenes Periodistas de Distintas Latitudes. Autora do livro O Grande Boato (Alice de Souza, 2021).
Jornalista venezuelano, formado pela Universidade Católica Cecilio Acosta (Maracaibo, 2013), e pós-graduado em Marketing Político pela Universidade Arturo Michelena (2014) e em Direitos Humanos pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (2020).
É cofundador do projeto jornalístico Cápsula Migrante, com o qual oferece informação de serviço à comunidade migrante e refugiada residente no Peru, por meio de atividades de escuta e acompanhamento por grupos de WhatsApp.
Ele recebeu uma bolsa do Facebook Journalism Project para cursar o programa Entrepreneurial Journalism Creator da Craig Newmark Graduate School of Journalism da Universidade de Nova York (CUNY).
Seus trabalhos foram publicados em Historias Sin Fronteras, Inquire First, Ojo Público, Efecto Cocuyo, Cinco8, Venezuela Migrante e La Vida de Nos.
Graduado em Comunicação Social, com menção em Jornalismo Impresso pela Universidade de Zulia (2017), possui experiência em diversos meios de comunicação venezuelanos, entre eles: Diario Panorama, La Vida de Nos, Papagayo News e Efecto Cocuyo. Atualmente é fact-checker para RedCheq e Colombiacheck.
Em 2019, fundou a plataforma informativa Venezuela Al Minuto (VAM), voltada a informar por meio do Whatsapp e Telegram e que conta com 50.000 assinantes. Em coordenação com a Cápsula Migrante, também lançou a campanha Migrantes Informados, dirigida a venezuelanos na Colômbia, no Equador e no Peru e que, em 2021, se focou em temas de vacinação contra Covid-19 para venezuelanos.
Vencedor em 2021 da bolsa de Puentes de Comunicación II Escuela Cocuyo, apoiado por DW Akademie e Ministério Federal das Relações Exteriores da Alemanha, para a publicação de um projeto sobre migrantes e direito à moradia na Colômbia. Recebe também a bolsa da Internews Health Journalism Network sobre Jornalismo de Soluções sobre saúde e direitos sexuais e reprodutivos para uma reportagem sobre o acesso das grávidas migrantes a serviços de maternidade na Colômbia.
Jornalista peruana, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (Lima, 2020). Especialista em jornalismo de gênero, fact-checking, música e direitos humanos. Trabalhou como editora e revisora do site do Diario La República (Peru). Produziu reportagens e entrevistas de México, Chile, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Peru, e participou de pesquisas transnacionais. A última foi Resistencias migrantes, em que torna visível os direitos trabalhistas das mulheres e das populações LGBTIQ+ na América Latina. Também participou do livro Sabor peruano, travesías musicales (Editorial Universidad de Guadalajara, 2021).
É membro da 5.ª Geração da Red de Jóvenes Periodistas de Distintas Latitudes, da Red Dialoga da Corte Interamericana de Direitos Humanos, da Red de Periodistas Feministas de América Latina e Caribe e da Red Ibero-Americana de Periodistas Musicales.
É fundadora e diretora de La Antígona, plataforma jornalística peruana que busca dar visibilidade às mulheres e às populações LGBTIQ+ por meio do jornalismo com perspectiva de gênero, visual, transfronteiriço, sonoro e colaborativo. Com esta plataforma, foi vencedora do Fondo de Respuesta Rápida de Chicas Poderosas, Internews e Fundamedios, e semifinalista do GNI Startups de Sembramedia e Google News Initiative.